Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sim à Vida leva multidão à avenida Boa Viagem

Católicos de várias regiões do estado participaram da caminhada em defesa da vida e da família. Cinco trios-elétricos animaram a festa que terminou no início da noite deste domingo (20).

Domingo, 20 de outubro de 2019, às 20h30 | Por Paulo Brito

Pe. Damião Silva e dom Limacedo da Silva na abertura do Sim à Vida. Foto: Bianka Almeida

Milhares de católicos participaram da 13ª edição da caminhada Sim à Vida, organizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), na tarde deste domingo (20), na avenida Boa Viagem, zona sul do Recife. Fiéis de todas as paróquias dos nove vicariatos arquidiocesano levaram bandeiras e cartazes para defender a vida desde a concepção até a morte natural. Num percurso de cinco quilômetros, cinco trios-elétricos animaram os católicos de diversas partes do estado. Artistas e músicos religiosos participaram do evento que contou com a presença do bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo da Silva, que fez a abertura da caminhada.

A concentração começou às 14h, em frente ao histórico edifício Castelinho. No discurso de abertura, dom Limacêdo, agradeceu as presenças das pastorais, movimentos, grupos e da imprensa, além de enaltecer a importância do evento estar acontecendo na mesma época do Sínodo da Amazônia, no Vaticano.“É um grande desafio anunciar Jesus Cristo em meio a floresta que já é a bíblia aberta, onde precisamos ter mais catequistas evangelizadores que ajudem a preservar as árvores e animais daquela região, porque cuidar da ecologia é cuidar das vida humana, pois a natureza vive sem nós, mas nós não vivemos sem a natureza”. Disse ele.

Foto: Bianka Almeida

Na frente do cortejo, a imagem da Sagrada Família abria o caminho para os fiéis passarem. Com faixas, bandeiras e cartazes, eles traziam frases de efeito com mensagens contra o aborto e a favor da vida e da família. Um grupo encenou a “crucificação” de um índio, numa manifestação contra o desrespeito aos povos indígenas. Outro grupo trazia um boneco gigante de dom Hélder Câmara, que já foi bispo de Olinda e Recife. Pessoas de todas as idades, famílias inteiras e até os banhistas da praia de Boa Viagem se renderam a alegria da festa em defesa da vida. Nas janelas e sacadas dos prédios, pessoas acenavam com bandeiras e cartazes, apoiando a manifestação dos católicos.

O padre Damião Silva foi uma das atrações do Sim à Vida. O sacerdote comandou o primeiro trio e falou da alegria de participar desta festa. “Uma festa que todos os anos se repete e a cada ano aumenta a quantidade de pessoas que acreditam no dom da vida. É um grande momento de evangelização”. Comemorou.

Quem também esteve presente, foi o vigário geral da AOR e diretor executivo da Rádio Olinda, monsenhor Luciano Brito, que comemorou o sucesso do evento. “Nós já esperávamos que seria assim. Somos muito confiantes na providência e na bondade do nosso povo. Dom Fernando convida, os padres convidam e o povo diz ‘sim’. Isto é o que temos de mais belo nesta 13ª edição do Sim à Vida. Desde o início que só aumenta a participação das pessoas e este ano por ser a tarde, favoreceu a participação de todos nós. A maior de todas as mensagens desta caminhada é que Jesus Cristo é vida, é verdade, é caminho, e quando nós buscamos vida, buscamos Deus. Estamos em comunhão com a obra de Deus e a perfeição da criação do Senhor é o ser humano”. Enalteceu. Por motivo de saúde, o arcebispo dom Fernando Saburido não esteve presente no evento.

Foto: Bianka Almeida

A caminhada terminou no 2º Jardim de Boa Viagem, já no início da noite, com a benção do Santíssimo dada pelas mãos de dom Limacedo. Com as luzes dos celulares acesas, o povo emocionado diante de Jesus Sacramentado, pôde se confraternizar e agradecer por mais um ano de caminhada. Uma bela imagem, num profundo momento de espiritualidade e adoração que vai ficar para sempre na memória dos que estiveram presentes na 13ª edição do Sim à Vida.

Confira as fotos:

Deixe seu comentário: